Black Friday: golpes geram medo e afetam a saúde, mas podem ser evitados

Conheça ainda a lista de lojas virtuais que você deve passar longe, de acordo com o Procon-SP

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 24/11/2017

As promoções não param de aparecer, em todo site que você entra encontra uma publicidade com aquela oferta incrível. É difícil resistir e não clicar. Porém, por ser um período em que é possível fazer compras com bastante desconto, a Black Friday acaba abrindo brecha também para golpes e promoções falsas. Por isso, é preciso estar atento aos sites que está acessando e às compras que fará nesse período.

PUBLICIDADE

Ao passar por algum tipo de golpe na internet, é gerada uma sensação de medo e insegurança. "A pessoa fica com um sentimento de perda, acompanhado de raiva e sentimento de invasão", explica o psicólogo Aurélio Melo, professor de psicologia do Mackenzie. "Para muitas pessoas, é difícil perceber que golpes de internet podem acontecer com qualquer um. Sendo assim, ela sente vergonha do que aconteceu e não fala sobre o assunto com as pessoas que poderiam lhe dar apoio e também não procura auxílio profissional", destaca Melo.

Para evitar passar por isso durante a Black Friday, confira aqui a lista que o Procon-SP divulgou, com as lojas online que você deve passar longe. A lista reúne lojas que tiveram reclamações de consumidores registradas na instituição que protege o consumidor, foram notificados e não responderam ou não foram encontrados. Abaixo, veja como se proteger em compras na internet:

Não compre por impulso

Por mais que a internet possibilite que muitas das nossas necessidades sejam solucionadas em poucos cliques, é necessário ter cautela na hora de utilizar o recurso. Sendo assim, a advogada Caroline recomenda que sempre que receber um link, uma notícia ou um e-mail evite agir por impulso. "Se a pessoa receber um link de um de seus contatos, vale perguntar de onde vem aquele link", ensina a advogada Nora Rachman, professora de Direito Digital,do Mackenzie Campinas.

Veja no desktop

Uma forma de ajudar a identificar possíveis golpes é procurar na internet quando receber um link misterioso. Assim, é possível ver se existem notícias falando sobre aquele conteúdo e tirar a dúvida se é seguro ou não.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Atualize o antivírus

Além de desconfiar de possíveis links maliciosos, ter um antivírus que proteja o computador e o celular também é uma forma de dificultar possíveis ataques.

Mais sobre